Saturday, March 01, 2008

tudo se transforma


Quando nascemos não sabemos falar, o tempo passa um pouco e já sabemos como nos expressar, existes os gestos, os barulhos, as lágrimas, o riso. E o se expressar vai mudando, começamos a falar as primeiras palavras, palavras que com certeza têm sentido pra nós, palavras que não sabemos direito o que significa, mais um pouco de tempo passa e já sabemos falar pequenas frases, nos tornamos crianças e já sabemos usar a palavra ao nosso favor, fazer nossos pais comprarem algo, não ir a escola, brigar com o irmão, fazer alguma besteira e convencer os pais de que foi sem querer, mas as outras formas de expressão só se fortalecem, tudo é evolutivo!
Quem para no tempo? Quem pode controlar os sentimentos? Aprendemos constantemente, a língua de raciocínio muda e a maneira de escrevermos, interpretarmos e nos comunicarmos muda totalmente, mas também muitas vezes faltam palavras pra exprimir a dor, ou o quanto estamos alegres e muitas vezes só uma palavra é suficiente. O que dizemos é uma arma e também nosso anjo, o que dizemos muitas vezes transforma um dia bom em uma noite chuvosa, ou algumas outras nos ajuda a levantar um amigo, mas o que fazer quando não sabemos o que dizer? Quando as lágrimas escorrem e ficamos tão tristes que sentimos a morte dentro de nós, quando uma palavra amarga fura nossos corações, fere nossa alma, quando nos sentimos tão incompletos que nem mesmo conseguimos explicar...
Nossa voz muda, nosso cabelo cresce, nosso corpo se transforma, nossa mente evoluí e com as nossas palavras não foi diferente, algumas palavras deixaram de ser ditas outras passaram a existir, é exatamente como a vida e a morte, começasse e terminasse com tudo! Há quem exija o máximo de disciplina ao falarmos, e há quem fale tudo errado conforme a gramática e há aqueles que por mais que tenham centenas de idéias na cabeça, guardam suas palavras em um lugar que não podemos enxergar, o oculto! Quando estamos antagônicos é como se a tristeza e o vazio viesse junto, é tao difícil não saber o que dizer, ainda mais quando alguém precisa de sua palavra... Nos apegamos a certas palavras, pegamos certas manias, começamos a usar gírias e frases não não nos cansamos de ouvir ou dizer.
Linguagem nossa grande aliada, expressão nossa forma de viver, quem vive se expressa, de um jeito ou de outro mas se expressa, até o silêncio acaba sendo forma de expressão, eu imaginei o dia em que não me pedissem tantas explicações, cai no desespero de não ter com quem falar, é muito bom poder escrever coisas que só nós sabemos dizer, é muito bom ter como aliviar certas angustias em um pedaço de papel, as palavras são realmente lindas!


{luto}

No comments: